sábado, 17 de janeiro de 2009

a partida de um bravo

-
Richard John Neuhaus, 1936-2009
-
-

Dia 8 de Janeiro último, morreu aos 72 anos Richard John Neuhaus.
-
Apenas o conheci pelos livros e revistas, mas isso bastou para que se tornasse uma das pessoas mais marcantes da minha formação académica e política.
-
Filho de um ministro luterano, Neuhaus foi ele próprio pastor luterano até 1990, ano em que foi acolhido na Igreja Católica. Bastou um ano para que fosse ordenado sacerdote, e padre católico ficou até à morte.
-
Com louvável empenho no ecumenismo, contactou com papas, presidentes, padres, pastores, filósofos...
-
Fundou em 1990 a revista First Things, revista de Religião, Cultura e Vida Pública, cuja leitura vigorosamente recomendo. (versão digital: http://www.firstthings.com/)
-
Escreveu com Peter L. Berger, amigo e sociólogo, “To Empower People: From State to Civil Society”, onde defendeu o princípio da subsidariedade com exemplos prácticos em termos d’aquilo que podia ser feito com políticas públicas. Havia e há que devolver às pessoas a responsabilidade e o poder que merecemos. Como? Defendendo e promovendo as instituições que estão entre o indivíduo na sua vida privada e as grandes instituições da vida pública, a que chamou “estruturas mediadoras”. Delas se destacam: a vizinhança; a família; as igrejas; e as associações voluntárias.
-
As políticas públicas devem ser desenvolvidas nas comunidades onde as pessoas estão, e estas estruturas mediadoras conhecem os problemas e respostas sociais como o Estado não conhece. As estruturas mediadoras são, por um lado, a mais sábia resposta aos problemas concretos da sociedade; por outro lado, são também fontes de pluralismo, tornando as democracias mais saudáveis.
-
Por exemplo, se as igrejas desaparecem, está aberta a possibilidade d’o Estado ficar com o monopólio da geração e manutenção dos valores sociais, o que nos conduziria novamente à escravizante experiência dos totalitarismos de ideias e valores únicos. Então, o Estado deve não só proteger como inclusivamente apoiar instituições como as igrejas (de qualquer credo que esteja em concordância com os direitos humanos), a vizinhança, a família, as associações voluntárias.
-
As estruturas mediadoras são mais eficazes no alcance dos objectivos sociais, e economicamente mais eficientes pois alocam recursos com mais sapiência empírica. Assim, o Estado não deverá paternalizar no sentido de estar directamente actuante em todos os problemas sociais, mas deverá sim financiar todas aquelas instituições que sabem melhor o que fazer em campo.
-
Este foi um tema que estudei com mais interesse, mas a obra deste homem é vasta e preciosa. Com a partida de Richard John Neuhaus, o mundo fica mais pobre.
-
Father Richard John Neuhaus, rest in peace.
-